Ópera em Ato Único
Argumento por Pâmella Rosa
Personagens:
Bruno (Jornalista, Protagonista, tenor);
Célio (Catador, Coadjuvante, barítono);
Luciano (Antagonista, baixo);
Nina (Entidade, Coadjuvante, contralto);
e Coro.
Bruno é um jovem jornalista que investigava sobre as péssimas condições de vida em um aterro. Descobriu um sistema de trabalho escravo que funcionava lá. Os catadores eram obrigados a manterem uma meta produtiva para continuar sobrevivendo, não possuíam qualquer benefício ou ajuda, e quem perdesse a meta seria exilado. Por ser um lugar longe de tudo, um exilado não sobreviveria.
Luciano é o responsável por tudo que acontecia no aterro e administrava o local, e soube por um subordinado que um repórter poderia destruir seu negócio. Então ordenou que o localizasse e o eliminasse. Com a operação mal sucedida, Bruno acordou amnésico em uma região isolada do aterro.
Célio, um catador que passava por perto, ajudou o jornalista, levando-o para seu barracão, mas não sabia nada a seu respeito, pois o rapaz não se lembrava porque estava lá. Explicou a ele sobre o sistema e que poderia ficar lá se o ajudasse com a meta produtiva.
Nina é uma entidade que ajudaria o jornalista a se lembrar da sua investigação e o guiaria em sua missão. É vista somente por ele, e aparece em alguns momentos para orientá-lo, sem manter diálogo.
Depois de recuperar alguns de seus materiais com a ajuda do Célio, Bruno se lembra do motivo de estar ali, e sobre quem deveria desmascarar. Simultaneamente, Luciano descobre que o jovem repórter ainda vive, furioso e preocupado, resolve matá-lo pessoalmente. Bruno explica ao seu novo amigo sobre tudo o que está acontecendo e que faria com que tudo aquilo acabasse, em troca, Célio compartilha de suas informações, ajudando-o a compor um material que seria entregue à imprensa. Na mesma noite, durante a fuga, eles são surpreendidos por Luciano, armado. Os três travam uma briga. Bruno é atingido por um tiro. Luciano cai desacordado, fortemente golpeado por Célio que, desesperado, tenta ajudar o amigo ferido. O jornalista pede ao catador que fuja para a cidade e leve o material para a imprensa. Célio não queria sair e deixar o amigo sozinho, mas este morre em seus braços. Furioso, o catador foge com o material. Em última aparição, Nina diz ao Bruno, já morto, que Célio chegará à cidade em segurança, e que sua missão seria cumprida.
Copyrighted©2011 by Pâmella Rosa – Todos os direitos reservados.
Copyrighted©2011 by Pâmella Rosa – Todos os direitos reservados.